a Starbucks España recebe o prémio «Excelência e sustentabilidade» graças ao seu plano de gestão de excedentes alimentares

• O projeto galardoado inclui uma iniciativa de doação de alimentos a entidades sociais em colaboração com a Hope Food e uma colaboração com a App weSAVEeat, que permite a aquisição no final do dia de um lote de produtos frescos da marca a metade do preço.
  • Esta iniciativa de gestão de excedentes alimentares frescos embalados faz parte do compromisso de todas as marcas do Grupo Vips (que são, além da Starbucks, os restaurantes VIPS, Ginos, Fridays e wagamama e a fábrica de sanduíches Premium BSF) de doarem os excedentes não perecíveis dos seus armazéns a entidades sociais em cada mudança de campanha e de ementa.
Madrid, 22 de junho de 2018.

A Starbucks España foi ontem reconhecida na IV edição nos prémios Marcas de Restauração na categoria «Excelência e sustentabilidade», graças ao seu compromisso com a gestão de excedentes alimentares. Estes prémios têm como objetivo dar a conhecer as melhores práticas, os profissionais e as empresas que desenvolvem o seu trabalho no setor da restauração organizada em Espanha.

O prémio presta reconhecimento aos projetos que a Starbucks realizou em 2017 para a gestão dos excedentes alimentares frescos das suas lojas. A primeira destas iniciativas foi desenvolvida pela Hope Food, um projeto de empreendimento social. Graças a esta aliança, a Starbucks cede todos os dias à Hope Food os produtos frescos, embalados e ainda dentro da validade, que sobrem das suas várias lojas de Madrid, e que são distribuídos pela Hope Food a diferentes cantinas sociais. Este ano foram doados mais de 3500 menus.

O segundo projeto realizado em Barcelona consiste numa colaboração com a App weSAVEeat, a aplicação móvel através da qual os utilizadores podem adquirir no final do dia e a metade do preço habitual os excedentes alimentares frescos das lojas. Através da aplicação WeSAVEeat, uma das seis recomendadas pelas Nações Unidas para combater o desperdício alimentar e que já conta com mais de 20 000 transferências, os estabelecimentos Starbucks de Barcelona põem todos os dias à venda um lote de alimentos compostos por três produtos cada um (um alimento salgado e dois alimentos doces). Os utilizadores podem adquirir estes lotes através da App a um preço de 4€ e recolhê-los na própria loja durante a última hora de abertura ao público.

Esta iniciativa faz parte do compromisso da Starbucks e de todas as marcas do Grupo Vips (que são, além da Starbucks, os restaurantes VIPS, VIPS Smart, Ginos, Fridays e wagamama e a fábrica de sanduíches Premium BSF) de doarem os excedentes não perecíveis dos seus armazéns a entidades sociais em cada mudança de campanha e de ementa.

O objetivo da IV Edição dos Prémios de Restauração Organizada é dar a conhecer as melhores práticas e os casos de sucesso em âmbitos de atuação das cadeias de restauração organizada em Espanha e destacar os profissionais ou as empresas do setor como um dos principais geradores de emprego no país. Além disso, a associação procura destacar todos os organismos, empresas e pessoas que exercem um trabalho de apoio no setor.

Sobre a Starbucks

Desde 1971, a Starbucks Coffee Company tem-se comprometido com os cultivadores de café no sentido de obter a maior qualidade no café, de forma ética e responsável. Hoje em dia, com lojas em todos os continentes, converteu-se na companhia número 1 a nível mundial a torrar e vender café. Através do seu contínuo compromisso com a excelência e os consumidores, a marca proporciona a autêntica Experiência Starbucks através das suas chávenas de café. Para partilhar essa Experiência visite as nossas lojas ou consulte a internet em www.starbucks.pt.

Acerca do Grupo Vips:

O Grupo Vips é um dos grupos multimarca e multiformato líderes do setor da restauração organizada em Espanha. A empresa é responsável pela gestão, enquanto proprietária ou em regime de franchising, de um total de seis conceituadas marcas: VIPS, VIPS Smart, Ginos, Fridays, Starbucks e wagamama. Além disso, o Grupo Vips possui uma fábrica «premium» de sanduíches, saladas e produtos para levar, a BSF. A empresa soma mais de 400 estabelecimentos que servem diariamente mais de 120 000 clientes. Possui um programa de fidelização pioneiro e líder no setor da restauração, o Club VIPS, que conta com mais de 1 000 000 de sócios em toda a Espanha e cuja aplicação, única no mercado e lançada em finais de abril de 2015, conta já com mais 1 de milhão de transferências. O Grupo Vips é uma empresa privada fundada em 1969. Os acionistas do Grupo Vips são compostos em 70% pelos sócios maioritários e fundadores, liderados pela família Arango, e em 30% pelo fundo ProA Capital. O Grupo Vips emprega mais de 9300 pessoas e encerrou o exercício de 2017 com uma faturação de 415 milhões de euros. Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Vips encontra-se no ranking da empresas com melhor reputação em Espanha segundo o RepTrak® Espanha 2018, sendo a única empresa de restauração que consta da lista. www.grupovips.com.