O Grupo Vips integrou 970 pessoas em situação vulnerável nos últimos 3 anos

• O Grupo Vips conclui o seu Plano Diretor de Responsabilidade Corporativa 2015-2017, período durante o qual foram trabalhadas quatro linhas de atuação focadas em: gerar oportunidades de emprego para jovens e grupos em situações vulneráveis, colaborar com entidades sociais para dar resposta às necessidades específicas dos meios onde se faz negócio, inovar e aumentar a sua oferta relativamente à alimentação saudável e continuar a trabalhar na redução do seu impacto ambiental.
  • O Grupo Vips antecipa ainda as linhas seguidas pelo seu novo Plano Diretor 2018-2020, que assume compromissos importantes de melhoria em cada uma destas áreas de atuação.
Madrid, 5 de junho de 2018.

O Grupo Vips, um dos grupos multimarca e multiformato líderes do setor da hotelaria em Espanha, acaba de apresentar os resultados do seu Plano Diretor de Responsabilidade Corporativa 2015-2017, que manifestam o compromisso do Grupo em construir um negócio competitivo, rentável e sustentável. Este Plano foi desenvolvido com base nas suas quatro linhas de atuação: programas de empregabilidade, participação na comunidade, alimentação saudável e redução do impacto ambiental, com excelentes resultados, que manifestam o compromisso do Grupo em construir um negócio competitivo, rentável e sustentável.

Criação de oportunidades de emprego

Um dos principais objetivos do Grupo Vips é facilitar o acesso dos jovens ao mundo do trabalho. Para isso, a empresa desenvolveu o programa "Rumo ao emprego", que durante os últimos 3 anos conseguiu integrar no Grupo 970 pessoas em situação de vulnerabilidade. Com o objetivo de criar oportunidades para os jovens, o Grupo formou um total de 1683 pessoas em hotelaria e obtiveram aptidões para o emprego. No último ano, 823 pessoas beneficiaram destes cursos, sendo que 406 destes jovens puderam mostrar o valor do que aprenderam com a realização de estágios na empresa e 317 receberam, através do grupo, a sua primeira experiência de trabalho.

Além disso, desde 2015, 200 profissionais do Grupo Vips investiram 2600 horas voluntariamente para realizar sessões de coaching, workshops e sessões de orientação profissional dentro do programa de voluntariado corporativo.

Participação na comunidade

O Grupo Vips estabeleceu um compromisso com o meio que o rodeia. Consciente da sua capacidade de influência e das possibilidades que tem para melhorar a vida das pessoas da sua comunidade, o Grupo desenvolveu relações a longo prazo e estáveis com mais de 40 entidades colaboradoras e entre as quais encontram-se: Fundación Hazloposible, Save the Children, Adisli, Aleph Tea ou Asin Down, entre muitas outras.

Neste sentido, durante o Plano Diretor 2015-2017 mais de 1800 profissionais do Grupo estiveram envolvidos em ações de voluntariado, com um enorme compromisso. Todos eles dedicaram o seu tempo para dar resposta a necessidades específicas de grupos vulneráveis através da realização de atividades como workshops de ócio e de tempos livres, criatividade, expressão artística...

Como resultado, nos últimos três anos o Grupo Vips ajudou mais de 4500 pessoas a desfrutar de uma forma de ócio alternativa e a desenvolver competências através de mentoring, tutorias e formações.

Aposta na alimentação variada e equilibrada

O Grupo Vips trabalha todos os dias para oferecer mais alternativas e variedade nas suas ementas e menus diários, tornando a possibilidade de escolher mais fácil. Graças ao seu compromisso, o Grupo Vips foi pioneiro ao responder às necessidades das pessoas celíacas, desenvolvendo pratos sem glúten em todas as suas marcas. Desde 2015 foram servidos mais de 569 000 pratos para pessoas com intolerância ao glúten sob rigorosos protocolos certificados pela FACE. Nesta mesma linha, a empresa introduziu novos ingredientes na sua oferta como diferentes bebidas vegetais e lácteas baixas em gordura ou os cereais integrais presentes nas suas receitas.

Redução do impacto ambiental

O cuidado com o ambiente é um dos grandes desafios do Grupo: promover a cultura de reciclagem, utilizar embalagens mais eficientes e o controlo do consumo energético são alguns dos aspetos que o Grupo Vips trabalha diariamente para melhorar. Em 2017 o Grupo reduziu o consumo energético e as emissões de CO2 foram reduzidas em 6,63% em relação a 2015.

A empresa tem consciência do enorme desafio que implica a redução do impacto ambiental e, por isso, tem em conta a eficiência energética em cada uma das decisões que toma. Por esse motivo, 100% da energia que consome é proveniente de fontes renováveis. Além disso, em 2017 conseguiu que a iluminação LED, mais sustentável, eficiente e de maior duração, estivesse instalada em 85% dos seus estabelecimentos. Graças a estas medidas, em 2017 o consumo energético da empresa foi de 44 GwH, face aos 47 GwH consumidos em 2015.

No seu novo Plano Diretor 2018-2020 o compromisso do Grupo Vips é continuar a desenvolver o seu negócio de forma responsável, ao mesmo tempo que tenta ter um impacto ainda mais alargado na sociedade. No âmbito da empregabilidade, alguns dos seus próximos objetivos até 2020 são a inclusão de um mínimo de 500 pessoas por ano provenientes de grupos em situações de vulnerabilidade e o trabalho na integração profissional com sócios locais em 15 províncias. Por outro lado, para dar resposta a novas exigências relativamente à alimentação fora de casa, o Grupo propõe aumentar a oferta de pratos com ingredientes saudáveis, de pratos vegetarianos e veganos, bem como a oferta para clientes com intolerâncias como o glúten, a lactose, etc. Também se compromete a adaptar a sua oferta culinária às principais recomendações dos organismos mais relevantes no que diz respeito à alimentação e à saúde.

Enquanto isso, no eixo ambiental, o Grupo Vips está a trabalhar para a promoção da reciclagem de resíduos em 100% dos seus estabelecimentos, abordar a gestão responsável do excedente alimentar em todos os restaurantes ou para procurar oportunidades de melhoria das embalagens de take away para reduzir o impacto no ambiente.

"A sociedade exige que olhemos para 2020 com um projeto claro que responda às necessidades urgentes do nosso meio atual. Os objetivos de desenvolvimento sustentável, os novos desafios ambientais, os cuidados de saúde ou as alterações no mercado laboral são marcos que nos encorajam na tomada de decisões e na procura de soluções audaciosas através de novas colaborações e alianças", assinala Maite Arango, Vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Vips.

Transfira AQUI o Relatório de gestão responsável 2017

Sobre o Grupo Vips:

O Grupo Vips é um dos grupos multimarca e multiformato líderes do setor da restauração organizada em Espanha. A empresa é responsável pela gestão, enquanto proprietária ou em regime de franchising, por um total de seis conceituadas marcas: VIPS, VIPS Smart, GINOS, Fridays, Starbucks e wagamama. Além disso, o Grupo Vips possui uma fábrica de sanduíches «Premium», saladas e produtos para levar, BSF. A empresa soma mais de 400 estabelecimentos que servem diariamente mais de 120 000 clientes. Possui um programa de fidelização pioneiro e líder no setor da restauração, o Club VIPS, que conta com mais de 1 000 000 de sócios em toda a Espanha e cuja aplicação, única no mercado e lançada em finais de abril de 2015, conta já com mais 1 de milhão de transferências. O Grupo Vips é uma empresa privada fundada em 1969. Os acionistas do Grupo Vips são compostos em 70% pelos sócios maioritários e fundadores, liderados pela família Arango, e em 30% pelo fundo ProA Capital. O Grupo Vips emprega mais de 9300 pessoas e encerrou o exercício de 2017 com uma faturação de 415 milhões de euros. Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Vips encontra-se no ranking das empresas com melhor reputação em Espanha, segundo o RepTrak® Espanha 2018, sendo a única empresa de hotelaria que consta da lista. www.grupovips.com