Centenas de habitantes de Granada já desfrutaram da nova Starbucks da cidade

• Longas filas desde a primeira hora da manhã para conhecer o novo estabelecimento da cidade que abre hoje as suas portas ao público.
  • Para celebrar a sua chegada a Granada, a Starbucks prestou homenagem à cidade com uma ação especial inspirada na história do azulejo do reino Nasrida.
  • A nova loja Starbucks da rua Gran Vía de Colón, 4, conta com uma equipa de 16 baristas com formação para preparar mais de 86 000 variedades de bebidas diferentes.
Granada, 7 de junho de 2018.

A Starbucks, a primeira empresa dedicada à torrefação e distribuição de café no mundo, inaugura hoje a sua primeira loja em Granada. O novo estabelecimento está localizado na rua Gran Vía de Colón, 4, uma das zonas mais centrais da cidade. Desde a sua abertura, os habitantes de Granada fizeram fila para desfrutar das mais de 86 000 combinações de bebidas diferentes e personalizadas, nas quais os clientes podem escolher desde o tipo de café ao leite ou xaropes e desfrutar a seu gosto das deliciosas bebidas da marca, como o seu famoso Latte ou Cappuccino feito com o melhor expresso 100% Arábica, e o leite totalmente batido para criar um creme perfeito.

Estamos muito gratos pela forma fantástica como fomos recebidos em Granada. Há muito tempo que vários dos seguidores da marca nos pediam para abrirmos uma loja Starbucks na cidade, um projeto que hoje tornamos realidade. Estamos muito entusiasmados por podermos partilhar com os habitantes de Granada a nossa paixão pelo café e o conhecimento e dedicação dos nossos baristas”, comenta Álvaro Salafranca, diretor-geral da Starbucks em Espanha e Portugal.

A Starbucks presta homenagem ao azulejo do reino Nasrida

Para celebrar a sua chegada a Granada, a Starbucks presta homenagem à história do azulejo do reino Nasrida, que serviu de inspiração à conceção de alguns dos mais belos edifícios da arquitetura de Granada. Para isso, a marca recuperou a lenda da Sala del Mexuar, um dos locais mais visitados de Alhambra, joia arquitetónica e símbolo da cidade.

Segundo as referências históricas na Sala del Mexuar, decorada com azulejos do reino Nasrida, havia uma câmara elevada camuflada por uma bela gelosia, atrás da qual o sultão se escondia para ouvir as conversas dos tribunais sem ser visto. Deste modo, fazia justiça de forma objetiva, uma vez que ouvia a verdadeira história daqueles que eram levados ao palácio para prestar declarações. Foi assim que conseguiu que o povo confiasse nele, ao ver que as suas decisões eram sempre corretas.

Precisamente, as pessoas que se dirigiam a esta sala encontravam à entrada um azulejo do reino Nasrida no qual se podia ler: “Entrai e pedi. Não temais pedir justiça que encontrá-la-eis”.

Continuando a lenda, a Starbucks quis fazer uma menção a esta história na sua nova abertura, convidando os seus primeiros clientes a tomar uma bebida da marca acompanhada de um azulejo inspirado na famosa sala, com uma inspiração que faz referência à frase original: “Entre e desfrute. Não tema pedir a sua bebida, que encontrá-la-á.”.

Inspiração em Granada na nova loja do centro de Granada

A nova loja Starbucks da Gran Vía de Colón está localizada num edifício emblemático da capital de Granada, cuja fachada faz parte do património arquitetónico protegido da cidade. No seu interior, o design do local relembra as formas e as cores das plantações de café e tem detalhes em madeira e ferro que criam um contraste excecional com a arquitetura de Granada. A paleta de cores escolhida para a decoração do estabelecimento reflete o clima soalheiro tão característico da cidade, e define-se a com base nos tons suaves, na pintura bege e nas madeiras de tons claros, que reproduzem a experiência do café que se vive e que se sente na Starbucks.

Crescimento da marca em Espanha e a aposta na Andaluzia

A abertura desta loja faz parte da aposta da marca para a Andaluzia, onde já conta com 14 lojas (uma em Granada, uma em Córdoba, 4 em Sevilha e 8 em Málaga). Uma expansão que continuará este ano na zona, onde a marca prevê novas aberturas.

#StarbucksenGranada

Sobre a Starbucks:

Desde 1971, a Starbucks Coffee Company tem-se comprometido com os cultivadores de café no sentido de obter a maior qualidade no café, de forma ética e responsável. Hoje em dia, com lojas em todos os continentes, converteu-se na companhia número 1 a nível mundial a torrar e vender café. Através do seu contínuo compromisso com a excelência e os consumidores, a marca proporciona a autêntica Experiência Starbucks através das suas chávenas de café. Para partilhar essa Experiência visite as nossas lojas ou consulte a internet em www.starbucks.pt.

Sobre o Grupo Vips:

O Grupo Vips é um dos grupos multimarca e multiformato líderes do setor da restauração organizada em Espanha. A empresa é responsável pela gestão, enquanto proprietária ou em regime de franchising, por um total de seis conceituadas marcas: VIPS, VIPS Smart, GINOS, Fridays, Starbucks e wagamama. Além disso, o Grupo Vips possui uma fábrica de sanduíches «Premium», saladas e produtos para levar, BSF. A empresa soma mais de 400 estabelecimentos que servem diariamente mais de 120 000 clientes. Possui um programa de fidelização pioneiro e líder no setor da restauração, o Club VIPS, que conta com mais de 1 000 000 de sócios em toda a Espanha e cuja aplicação, única no mercado e lançada em finais de abril de 2015, conta já com mais 1 de milhão de transferências. O Grupo Vips é uma empresa privada fundada em 1969. Os acionistas do Grupo Vips são compostos em 70% pelos sócios maioritários e fundadores, liderados pela família Arango, e em 30% pelo fundo ProA Capital. O Grupo Vips emprega mais de 9300 pessoas e encerrou o exercício de 2017 com uma faturação de 415 milhões de euros. Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Vips encontra-se no ranking das empresas com melhor reputação em Espanha, segundo o RepTrak® Espanha 2018, sendo a única empresa de hotelaria que consta da lista. www.grupovips.com