O Grupo Vips reforça o seu compromisso com as pessoas com intolerância ao glúten

Madrid, 14 de abril de 2016. O Grupo Vips, um dos grupos multimarca e multiformato líderes da restauração e do comércio em Espanha, reforçou o seu compromisso com as pessoas com doença celíaca renovando a sua oferta sem glúten nos 116 restaurantes VIPS e VIPSmart. Além disso, os 12 restaurantes Fridays apresentam pela primeira vez na sua ementa pratos sem glúten.

A nova oferta do VIPS, VIPSmart e Fridays foi desenvolvida durante um ano por parte dos chefs de I+D do Grupo Vips, em estreito contacto com os seus clientes celíacos e com base nas suas recomendações e sugestões.

Assim, as novas ementas incluem versões sem glúten dos pratos mais icónicos das marcas, como o Sandwich Vips Club, o Salteado de Frango Oriental ou as panquecas de Vips, e as BBQ Ribs, Classic Bufalo Wings e o Mexican Burger da Fridays, entre outros.

“No Grupo Vips estamos comprometidos com a alimentação saudável e, muito especialmente, com poder oferecer às pessoas com intolerância ao glúten uma experiência similar à que o resto dos nossos clientes podem desfrutar. Hoje estamos orgulhosos de apresentar versões sem glúten de grande qualidade de pratos icónicos das nossas marcas VIPS, VIPSmart e Fridays, desenvolvidos a partir das sugestões dos nossos clientes”, comentou Enrique Francia, CEO do Grupo Vips.

Além disso, as três marcas cumpriram o protocolo de manipulação dos alimentos e serviço ao cliente celíaco, com equipamento, louça e procedimentos específicos tanto na cozinha como na sala. O Grupo Vips conta com altos standards de qualidade avaliados pelas principais associações de celíacos, como FACE, Federação de Associações de Celíacos de Espanha, a Associação de Celíacos da Catalunha e a Associação de Celíacos e Sensíveis ao Glúten de Madrid.

O VIPS, cadeia pioneira e líder no compromisso com a oferta sem glúten

O compromisso dos restaurantes VIPS com as pessoas com doença celíaca remonta a 2007, no qual se incorporaram à ementa os primeiros pratos sem glúten. Em 2013 os restaurantes VIPS voltaram a renovar o seu compromisso com as pessoas com a doença celíaca com a renovação da sua ementa e a inclusão de receitas próprias sem glúten, convertendo-se na primeira cadeia de restauração em Espanha em proporcionar uma oferta sem glúten em todos os seus restaurantes.

Agora em 2016, VIPS e VIPSmart dão um passo maior com o desenvolvimento de uma ementa sem glúten renovada e desenvolvida pela mão dos seus clientes celíacos, através de um processo de escuta ativa tanto nos próprios restaurantes como através das redes sociais e o centro de atenção ao cliente.

Assim, VIPS e VIPSmart apresentam agora versões sem glúten de alguns dos seus pratos mais icónicos, como os seus famosos Sandwich Vips Club e o Salteado de Frango Oriental, assim como receitas melhoradas sem glúten das suas conhecidas panquecas vips, o Super Bacon Cheese Burger ou os seus nachos com queijo, elaborados artesanalmente com uma receita própria. Amplia-se também a oferta sem glúten aos pequenos-almoços e lanches, com a inclusão do pequeno-almoço andaluz e da torrada em barrinha.

Além disso, a cadeia apresenta um menu infantil a um preço muito reduzido, de 6,95€ nos restaurantes-cafetarias VIPS e de 5,95€ na sua versão VIPSmart.

Fridays estreia a sua ementa sem glúten

Fridays, referência da melhor cozinha americana e operado em Espanha pelo Grupo Vips; uniu-se também ao compromisso de oferecer versões sem glúten de uma seleção dos seus pratos mais icónicos.

As pessoas com intolerância ao glúten já podem desfrutar de uma ementa completa sem glúten que inclui uma seleção de três entradas, quatro pratos principais e duas sobremesas, entre os quais se encontram, entre outros, as BBQ Ribs, Classic Buffalo Wings ou o Mexican Burger. Uns pratos que se podem combinar com diferentes opções de bebidas.

O compromisso com a qualidade e a alimentação saudável do Grupo Vips

Estima-se que por volta de 1% da população europeia sofre doença celíaca, sendo mais frequente nas mulheres, numa proporção de 2:1, segundo os dados de FACE.

A nova oferta sem glúten do VIPS, VIPSmart e Fridays enquadra-se dentro do compromisso com a alimentação saudável do Grupo Vips. O Grupo Vips trabalha de modo permanente na sua oferta gastronómica, os ingredientes e os procedimentos de elaboração, para oferecer aos seus clientes as opções mais saborosas que melhor se adaptam aos seus gostos e necessidades.

Para isso, o Grupo Vips conta com uma equipa multidisciplinar de Qualidade, Investigação e Desenvolvimento do Produto, que colabora, em conjunto com os Chefs de cada marca, em todos os processos de criação dos novos pratos. A excelência dos standards de qualidade e segurança alimentar está garantida graças a um sistema de auditoria pioneiro em Espanha, que combina tanto processos próprios como certificações externas.

Toda a oferta sem glúten do Grupo Vips foi desenvolvida com base nas sugestões dos seus clientes e conta com a certificação das associações principais de celíacos de Espanha: FACE, Federação de Associações de Celíacos de Espanha, a Associação de Celíacos da Catalunha e a Associação de Celíacos e Sensíveis ao Glúten de Madrid.

Mais novidades sem glúten brevemente no Grupo Vips

O Grupo Vips continua a trabalhar de forma constante na melhoria da sua oferta sem glúten. Assim, nos próximos meses, anunciará mais novidades na oferta sem glúten de outra das suas marcas mais reconhecidas. Ginos, que renovará a sua oferta para pessoas celíacas com novas receitas desenvolvidas a partir das sugestões dos seus clientes celíacos.

Toda a informação sobre a oferta sem glúten do VIPS e VIPSmart está disponível em www.vips.es.

Em www.tgifridays.es pode-se consultar a nova oferta sem glúten da Fridays.

Sobre o Grupo Vips

O Grupo Vips é um dos grupos multimarca e multiformato líderes do setor da hotelaria e comércio em Espanha. Integra restaurantes, cafetarias e lojas. A empresa gere em propriedade e sob o regime de franchising um total de 6 marcas reconhecidas: 4 marcas de criação própria - Vips (cafetaria-restaurante e loja), VIPSmart, Ginos, The Wok - e duas marcas de renome internacional - Starbucks e Fridays.

O Grupo Vips é desde 2001 o único e exclusivo parceiro licenciado da Starbucks, líder mundial de café, para desenvolver a marca em Espanha e Portugal. Por outro lado tem um acordo de licença em exclusividade com Fridays, primeira cadeia de casual dining dos Estados Unidos, para operar a marca em Espanha.

Além disso, o Grupo conta com três restaurantes singulares entre os quais se encontram Rugantino “Casa Tua”, Tattaglia e Lucca.

A empresa soma 350 estabelecimentos que atendem a mais de 120.000 clientes diários. Possui um programa de fidelização pioneiro e líder no setor da restauração, o Club VIPS, com mais de um milhão de sócios em toda a Espanha e cuja a App, única no mercado, e lançada em finais de abril de 2015, superou já os 400.000 downloads. O Grupo Vips é uma empresa de capital privado, fundada em 1969.

Goldman Sachs Capital Partners V adquiriu 30% da empresa em 2006. O Grupo Vips dá emprego a 8.700 pessoas e fechou o ano de 2014 com 350 milhões de euros de faturação.

Para mais informações consulte: www.grupovips.com

Sobre o VIPS

VIPS é uma cadeia de restauração e comércio de origem espanhola pertencente ao Grupo Vips. Opera em dois formatos, sendo que oferece um serviço de cafetaria-restaurante combinado com loja ou apenas serviço de restauração sem loja. O conceito VIPS caracteriza-se pelo seu horário alargado de atendimento ao público e por abrir 365 dias por ano. Com uma trajetória de mais de 35 anos e um total de 94 estabelecimentos distribuídos em toda a Espanha, o Vips é uma referência no setor da restauração no nosso país.

A loja VIPS  é um espaço adicional à cafetaria-restaurante onde se pode comprar a imprensa nacional e internacional, os livros mais recentes, discos e filmes, produtos variados de alimentação e presentes para todos os gostos. O horário alargado das lojas VIPS, abertas 365 dias do ano, é perfeito para aqueles que têm pouco tempo livre. O VIPSmart é a oferta “fast casual” da Vips. Oferece o melhor de um restaurante Vips num ambiente rápido. VIPSmart propõe uma selecção dos pratos mais icónicos da Vips, com a mesma qualidade mas com um serviço rápido servido a partir de um balcão e a um preço reduzido.

Sobre Fridays

Fridays, restaurantes especializados em comida americana, onde se pode disfrutar de entradas variadas, hambúrgueres icónicos ao estilo americano, comida tex-mex, sandwichs saborosos e quentes e sobremesas impressionantes. Também dispõe de uma selecção variada de coquetéis com ou sem álcool e preparados à vista do cliente pelos seus bartenders especializados. Tudo isso no melhor ambiente, porque no Fridays a diversão nunca falta.