Grupo Vips e Fundação Exit luta contra o desemprego de jovens

• O projeto “Na linha de saída” desenvolve-se na Starbucks, marca gerida em Espanha pelo Grupo Vips e combina a mentoria social dos voluntários com formação à medida para jovens.
  • O programa enquadra-se dentro do plano “Caminho para o emprego” do Grupo Vips e do “Projeto Yob” da Fundação Exit.
  • O “Projeto Yob” da Fundação Exit realizou a partir de 2009 formações à medida, nas quais participaram mais de 950 jovens e graças às quais se produziram mais de 350 inserções.
  • O programa “Caminho para o emprego” do Grupo Vips para a melhoria da empregabilidade de jovens em situação vulnerável, formou no ano passado 447 jovens e 393 pessoas em risco de exclusão foram contratadas.
Madrid, 13 de julho de 2017.

Fundação Exit, ONG que tem como missão a inserção sócio laboral de jovens em risco de exclusão social, e o Grupo Vips, um dos grupos multimarca e multiformato do setor da hotelaria em Espanha; puseram em funcionamento o projeto “Na linha de saída” para melhorar a empregabilidade e a formação de jovens em situação de vulnerabilidade.

“Na linha de saída” entrou em funcionamento na marca Starbucks, gerida em Espanha pelo Grupo Vips, e consta de dez semanas de duração que combinam um plano de formação à medida e mentoria social pela mão de voluntários da marca. No total, participaram no programa 15 jovens que contaram com 26 voluntários de Starbucks que dedicaram quase 400 horas ao projeto.

No plano, cada um destes jovens é acompanhado por um “mentor” que o guia de forma pessoal em todo o processo de inserção na empresa, orientando-o no conhecimento da marca e no desenvolvimento do posto de trabalho para o qual opta, com o objetivo de que se incorpore à empresa no final do projeto e que possa melhorar assim as suas condições e oportunidades de futuro.

Segundo explica Saúl, jovem de 21 anos participante do projeto: “Aprendi no projeto a conhecer-me a mim próprio, as competências necessárias para exercer o trabalho e o que me fazia falta, aptidões e atitudes que necessitava desenvolver e que conforme avança a formação da fundação e o estágio, vais-te apercebendo de que necessitas”.

A sua mentora, Paula Andrea, Store Manager de Starbucks, destaca: “estou muito orgulhosa de ter participado neste programa e acompanhar o Saúl. Foi uma experiência muito enriquecedora e motivadora, na qual estivemos ambos comprometidos e que nos permitiu crescer e aproximar-nos daquele ponto no qual queremos estar na nossa vida”.

“Na linha de saída” consta de uma primeira parte de formação teórica em competências e marca pessoal, seguida de estágios guiados nas lojas. O projeto finaliza com uma avaliação conjunta por parte de Exit e do Grupo Vips, no qual se têm em conta valores como compromisso, adaptabilidade, gestão das emoções, orientação para o cliente dos candidatos e a sua aptidão para se incorporar à empresa.

O nosso papel é dar a estes jovens as ferramentas para que eles possam ir crescendo, para que possam demonstrar que têm talento, e muito”, comenta María Calvo, Diretora de gestão do Talento e Responsabilidade Corporativa do Grupo Vips.

Por sua vez José Alonso, responsável do Projeto Yob da Fundação Exit, destaca que, “Starbucks, através dos seus mentores, faz uma aposta pelo desenvolvimento profissional dos jovens que participam no projeto e, além de uma oportunidade laboral, oferece experiências profissionais e vitais.”

Um programa completo contra o desemprego juvenil

“Na linha de saída” enquadra-se dentro do “Projeto Yob” para a incorporação de jovens no mercado laboral da Fundação Exit, e é o primeiro passo do programa “Caminho para o emprego” do Grupo Vips, para a melhoria da empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade.

O Projeto Yob procura fazer frente a uma dura realidade social marcada por uma taxa de desemprego juvenil de 59% entre jovens dos 16 aos 19 anos, e de 40% entre 14 e 20 anos (INE 2016T4). Em concreto, neste projeto põe-se foco em participantes de entre 18 e 24 anos que são derivados por diferentes entidades socais e educativas, procedentes de uma experiência de abandono escolar. Em paralelo, colaboram empresas socialmente responsáveis que querem implicar o pessoal de uma empresa numa acção solidária como tutores e mentores destes jovens durante a duração do programa, assim como fomentar a contratação de jovens trabalhadores formados à medida. 945 jovens em situação de vulnerabilidade já participaram na Formação à Medida do Projeto Yob a partir da sua criação.

O programa “Caminho para o emprego” do Grupo Vips procura oferecer oportunidades reais de inserção laboral a grupos de risco de perfis muito diferentes, cujo ponto em comum é o estado de vulnerabilidade no momento no qual se incorporam ao programa. Durante 2016, 447 jovens participaram neste projeto, procedentes de diferentes entidades sociais e realidades diferentes, e 393 incorporaram-se à equipa da empresa.

Sobre a Fundação Exit:

A Fundação Exit é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha há 15 anos abrindo portas para o futuro a jovens através de projetos formativos inovadores.

Trabalha em rede com empresas socialmente responsáveis e entidades sociais e educativas. As empresas colaboram e implicam-se nos projetos e as entidades sociais e escolas derivam aos jovens. Fundaçao Exit é uma ponte entre o mundo empresarial e o mundo social.

Para isso, leva a cabo três projetos, cada um situado numa fase diferente de um itinerário de inserção de um jovem em risco de exclusão: Projeto Coach (orientação e motivação do jovem), Projeto eDuo (especialização do jovem) e Projeto Yob (procura ativa de trabalho e inserção do jovem).

Sobre o Grupo Vips:

Grupo Vips é um dos grupos multimarca e multiformato líderes do setor da hotelaria e do comércio em Espanha. Engloba restaurantes, cafetarias e lojas. A empresa gere em propriedade ou sob o regime de franchising um total de seis cadeias reconhecidas: Vips (cafetaria-restaurante e loja), Vips Smart, Ginos, Fridays, Wagamama e Starbucks Coffee em Espanha, Portugal e Andorra. Além disso, a empresa conta com uma fábrica premium de sandwichs, saladas e produtos para levar. BSF.

A empresa soma mais de 350 estabelecimentos que atendem a mais de 120.000 clientes por dia. Possui um programa de fidelização pioneiro e líder no setor da restauração, Club VIPS, com mais de 1.000.000 de sócios em toda a Espanha e cuja App, única no mercado e lançada em finais de abril 2015, conta já com mais de 700.000 downloads.

O Grupo Vips é uma empresa de capital privado, fundada em 1969. Os acionistas do Grupo Vips estão compostos em 70% pelos acionistas maioritários e fundadores, liderados pela família Arango, e em 30% pelo fundo ProA Capital. O Grupo Vips emprega a mais de 9.000 pessoas e fechou o exercício 2016 com 396,2 milhões de euros de faturação.

Sala de imprensa do Grupo Vips www.grupovips.com/nuestra-actualidad/sala-de-prensa

Descubra a App Club VIPS em www.clubvips.com