99% do café Starbucks é produzido de forma sustentável

Lisboa, 8 de setembro de 2017.

Starbucks celebra o facto de servir 99% de café produzido de forma sustentável, juntamente com os seus partners em toda a Europa, escrevendo ‘99’ em todos os copos no dia 9 de setembro.

Sendo a maior retalhista de café com 99% da sua cadeia de fornecedores verificada como “ethically-sourced” e, trabalhando em parceria com a Conservation International, a marca baseia-se nas C.A.F.E Practices (Coffee and Farmer Equity), desenvolvidas há 15 anos e que, procuraram construir normas que ajudassem os agricultores a produzir e fornecer café de uma forma sustentável e justa. Estas medidas já impactaram mais de 1 milhão de agricultores em 4 continentes.

As práticas C.A.F.E estipulam regras que confirmam que o café servido pela Starbucks cumpre os seguintes requisitos:

• Económicos – uma cadeia transparente de fornecimento de café, onde os fornecedores têm de apresentar registos de pagamento aos agricultores de café;
    • Responsabilidade Social – garantir que existe um trabalho justo e seguro, assim como boas condições de vida para os trabalhadores e que toda a família tem acesso a boas condições de saúde e educação;
    • Qualidade – todo o café Arábica tem de passar nas exigências de alta qualidade da Starbucks;
    • Liderança Ambiental – ajudar a preservar e proteger os terrenos e regiões de água da agricultura.

No dia 9 de setembro, países como Inglaterra, França, Holanda, Suíça, Áustria, Grécia, Chipre ou África do Sul, tal como Portugal, vão participar na celebração da liderança da marca na recolha e produção ética de café, escrevendo ‘99’ em todos os copos das bebidas.

Bambi Semroc, Senior Strategic Advisor do Center for Environmental Leadership in Business na Conservation International comenta “A Conservation  International tem vindo a trabalhar com a Starbucks já há 15 anos pelo compromisso de práticas de produção e fornecimento de café sustentáveis. Juntos garantimos, desde a árvore até ao copo, que 99% do café é recolhido eticamente. Hoje, estamos honrados por celebrar este momento com a Starbucks e esperamos poder em breve, alcançar os 100%.”

Kelly Goodejohn, Starbucks Diretor Ethical Sourcing afirma que “Desde os primeiros dias da Starbucks, a marca esteve sempre comprometida em recolher apenas o melhor café, tratado de forma ética e comercializando apenas café 100% Arábica. Foram investidos mais de 100 milhões de dólares no apoio a comunidades e, a estratégia da Starbucks reafirma e garante que a cadeia de distribuição da marca pode continuar a ser melhorada, fornecendo a longo prazo, café de qualidade e ajudando cada vez mais as comunidades agrícolas, para que futuras gerações possam continuar a trabalhar.

É fantástico celebrar este dia com todos os clientes, em todo o mundo, mas será o último 1% que significará ainda mais, pois pretendemos elevar o nosso modelo e práticas sustentáveis a todas as comunidades agrícolas de café em novas regiões, atingindo os 100%.”

Sobre a Starbucks

Desde 1971, a Starbucks Coffee Company tem-se comprometido com os cultivadores de café no sentido de obter a maior qualidade no café, de forma ética e responsável. Hoje em dia, com lojas em todos os continentes, converteu-se na companhia número 1 a nível mundial a torrar e vender café. Através do seu contínuo compromisso com a excelência e os consumidores, a marca proporciona a autêntica Experiência Starbucks através das suas chávenas de café. Para partilhar essa Experiência visite as nossas lojas ou consulte a internet em www.starbucks.pt.